Plano de aula

Esse material faz parte do AMEM – Aprendendo Mais para Ensinar Melhor – realizado em Manaus para capacitação de voluntárias do Ministério Infantil, no dia 1º de maio de 2018, na sede da Igreja Internacional da Graça de Deus em Manaus.

Sua utilização para formação de professores no Ministério Infantil de qualquer denominação está autorizada, desde que citados os créditos. Nosso objetivo é que mais pessoas sejam capacitadas a atuar na evangelização das crianças.

O vídeo com essa palestra pode ser acessado aqui.

Esse post é um complemento do Preparação geral de um culto infantil.

plano de aula

Aqui tentarei explicar melhor a elaboração de um plano de aula, começando por defini-lo.

Plano de aula é o instrumento usado pelo professor para detalhar a aula. Nele são explicitados objetivos, conteúdo, versículo chave, metodologia e atividades. Serve como um guia para o professor durante a aula e também como registro das atividades desenvolvidas em cada turma.

 

targetObjetivos: o que eu quero que meus alunos saibam ao final da aula. Sempre começam com um verbo no infinitivo (citar, enumerar, justificar, conhecer, comparar, elaborar, julgar, questionar, descrever, etc.). É o primeiro item a ser preenchido. Quando tenho clareza dos meus objetivos naquela aula, consigo escolher melhor a história bíblica que me servirá de base, os recursos que serão usados, etc.

Conteúdo/Assunto: se for uma história bíblica, esse é o lugar para definir a referência bíblica. Caso seja uma história criada, escreva o tema, o assunto de que ela trata.

Versículo chave: escreva o versículo ensinado e coloque a referência.

bible

 

Metodologia: estratégias que você usou para dar a lição. Exemplos: aula expositiva, trabalhos e discussões em grupos, dramatização, vídeo, etc.

target

Atividade: tipo de atividade – escrita (questionário, cruzadinha, caça palavras, certo/errado, múltipla escolha); pintura; colagem; criação de cartaz, dobradura, etc.

atividade

Observações: no final da aula, registre suas impressões sobre o que foi feito. Se deu certo ou não, quais foram as dificuldades enfrentadas, o que poderia ter sido melhor, etc.

observações

Além de preencher o plano, prepare com antecedência todo o material que será usado na aula: cartazes com as músicas (CD, pen drive, etc), visuais para a lição e para o versículo, atividades e outros recursos. Chegue com antecedência e deixe tudo isso à mão. Facilitará bastante o andamento da aula.

O plano de aula como instrumento de registro

Ao compilar os planos de aula de determinada turma, a evangelista de crianças tem um registro da memória daquela turma, de quais objetivos já foram trabalhados, temas, tipos de atividades que tem melhor aceitação.

Sugiro que seja feito um caderno para cada turma da escola bíblica da sua igreja. Nele, todas as professoras daquela turma devem colar seus planos de aula preenchidos. Esse caderno servirá para acompanhar, durante o semestre, os assuntos trabalhados com aquelas crianças.

Abaixo, um exemplo de plano de aula preenchido

plano de aula imagem

Para baixar

Plano de aula explicativo

Plano de aula em branco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s