Ministério Infantil – capacitação

Esse material faz parte do AMEM – Aprendendo Mais para Ensinar Melhor – realizado em Manaus para capacitação de voluntárias do Ministério Infantil, no dia 1º de maio de 2018, na sede da Igreja Internacional da Graça de Deus em Manaus.

Sua utilização para formação de professores no Ministério Infantil de qualquer denominação está autorizada, desde que citados os créditos. Nosso objetivo é que mais pessoas sejam capacitadas a atuar na evangelização das crianças.

O vídeo com essa palestra pode ser acessado aqui.

Slide1

Apresentação

O objetivo deste curso é capacitar voluntárias do Ministério Infantil a assumir seu chamado de evangelista de crianças com dedicação e sabedoria, buscando apresentar-se a Deus como voluntária aprovada que trabalha arduamente e que não se sente envergonhada quando Deus examina o seu trabalho.

Atos 6:3 relata as características daqueles que servem ao Senhor: “Escolhei entre vós, varões de boa reputação, cheios do Espirito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio”. O trabalho com as crianças é importante para o Senhor e ao nos voluntariarmos para o mesmo, precisamos buscar a excelência nesse serviço.

Nas próximas páginas, conheceremos razões para nos dedicarmos a esse chamado, características de uma evangelista de crianças e recursos didáticos para as aulas na Escola Bíblica. Tudo isso perfaz apenas um esboço daquilo que o próprio Deus anseia por lhe ensinar.

Introdução

Estamos no século XXI, uma era marcada por incríveis avanços tecnológicos e de intensa luta por igualdade de direitos entre os sexos. Talvez essas duas características sejam as que mais afetem a infância no terceiro milênio.

Slide2A terceirização da infância é um fenômeno que atinge a todos: pais e mães no mercado de trabalho e imersos em redes sociais quando estão em casa transferem suas responsabilidades quanto à criação dos filhos para escolas, cuidadores e, por que não dizer, para as igrejas. Atribuem ao Ministério Infantil a missão de levar seus filhos a Cristo, de cuidar, integralmente, da vida espiritual das crianças. Enquanto isso, pais que não conhecem ao Senhor, na sua ignorância, permitem que o mundo se encarregue de moldar os corações dos pequenos.

Estamos preparadas para lidar com esse cenário? Compreendemos a urgência de atuarmos como evangelistas de crianças ao invés de simples cuidadoras? Temos vivido um relacionamento com Deus que nos permita expressá-Lo com integridade e verdade?

Ser voluntária do Ministério Infantil é um chamado ministerial! Não é obra social, trabalho voluntário, passa tempo ou hobby. É compromisso com o Reino de Deus e com Sua Palavra. É entrega, dedicação, busca incessante pela unção e capacidade que vem do Pai. Você está preparada?

1 – Ministério Infantil

Slide3

Por muito tempo a escolinha das igrejas foi vista como um lugar onde as crianças pudessem brincar e se distrair enquanto seus pais participavam dos cultos de maneira que nenhum ruído infantil pudesse atrapalhar a celebração. Nessa visão, qualquer pessoa com um pouco de empatia pelas crianças seria uma boa cuidadora e, com sorte, uma animadora eficiente.

Slide4

Todavia, a igreja amadureceu seu entendimento e percebeu, pela Palavra, que a criança pode e deve ser salva; que o Reino de Deus lhe pertence e que o Senhor espera que os pequeninos sejam trazidos a Ele.

Nesse novo cenário, a Escolinha transformou-se de espaço de recreação em lugar de Salvação. As salas das crianças não são mais vistas como anexos da igreja, mas uma extensão da mesma. O culto celebrado pelos adultos no salão principal passa a ser também oferecido a Deus pelas crianças.

Slide5E para conduzir um culto, as características da voluntária do Ministério Infantil deixam de ser apenas empatia, bons cuidados e animação. É preciso que mulheres cheias do Espírito de Deus assumam o chamado de servi-Lo, ensinando os pequeninos a render graças ao Senhor, levando-os aos pastos verdejantes onde encontrarão alimento preparado para sua capacidade cognitiva.

Esse é um novo tempo no Ministério Infantil. Tempo de Mudanças!

 

Referências bibliográficas

APEC, Apascenta meus cordeiros. 10 ed. São Paulo: APEC, 1990.

Ministério Infantil IIGD, Curso preparatório para monitores voluntários. São Paulo, 2018.

SALVIANO, Ívina, Ministério Infantil – O coração da igreja. Belo Horizonte, 2002.

Anúncios

Um comentário em “Ministério Infantil – capacitação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s